Grafeq

Olá pessoal, iremos agora utilizar o programa Grafeq, o qual é o responsável pela construção da imagens a seguir, para saber como baixar e utilizar o Grafeq, clique AQUI.

Abaixo esta sendo mostrado a imagem do nosso primeiro trabalho de aula, realizado com o programa Grafeq, é a bandeira da Turquia.

Primeiro efetuamos as medidas da bandeira separados por partes, utilizando como referência o plano cartesiano onde o canto inferior esquerdo seria o ponto inicial (0,0), dados pela sempre pela ordem (x,y) identificadas no plano cartesiano (Grafico) no programa Grafeq.
Efetuamos as medidas da seguinte forma:
Primeiro efetua-se as medidas do retângulo, Largura 23,4 cm x Altura 15,6 cm.
Segundo mede-se as pontas das estrelas que são cinco A(12,7 ; 9,6), B(14,9 ; 8,9), C(14,9 ; 6,7), D(12,7 ; 5,9) e o ponto E(11,4 ; 7,8).
E terceiro mede-se as circunferências que formam a lua, com o tamanho de seus raios e o centro das mesmas definidos por um ponto no plano cartesiano.
Medidas do Círculo grande, centro (8,3 ; 7,8) e raio 3,9 cm. 
Medidas do Círculo pequeno, centro (9,2 ; 7,8) e raio 3,1 cm.

Após efetuadas as medidas, precisamos identificar as equações reduzidas, para aplicarmos no programa Grafeq através de inequações matemáticas, relacionados através de sistemas para cada uma das figuras


Trabalho 1: Construir Bandeira do Brasil.

Olá pessoal, abaixo estaremos construindo a Bandeira do Brasil, utilizando o programa Grafeq, identificando as medidas e realizando sistemas com as equações reduzidas de acordo com a respectiva figura desejada. Lembrando que teremos que criar como ponto origem o canto inferior (0,0), como origem do plano cartesiano, como referência.

Primeira etapa etapa: Criar um retângulo verde com as seguintes medidas: Larg. 22cm e Alt. 15.4 cm.

Segunda etapa: Criar um losango amarelo, para isto identificamos os quatro pontos do losango que são os seguintes: A(11;13,6), B(20,2;7.7), C(11;1,8) e D(1,8;7.7). Com os dados criamos um sistema de 4 inequações referentes as retas AB, BC, CD e DA.

Terceira etapa: Criar o circulo central da bandeira, identificamos o centro do circulo no plano cartesiano traçando duas retas no meio do retângulo verde, a medida encontrada do ponto, fica exatamente do centro, que é (11;7.7), e o raio calculamos deste ponto ate qualquer ponto na borda do circulo. Esta distância é de 3,9 cm. Após os pontos encontrados, descobrimos a equação reduzida do circulo e aplicamos no Grafeq através de uma inequação.

Quarta etapa: Criar a faixa branca, primeiro devemos identificar o ponto central do circulo, pois tanto o arco superior da faixa e o arco inferior possuem o mesmo centro diferenciando apenas o tamanho do raio, este ponto ficara fora da bandeira com os seguintes valores:
Ponto do centro (8,3;-2,2), raio para o circulo superior 11,6cm e 11,1cm para o circulo inferior.

Quinta etapa: As estrelas serão substituídas por círculos aplicando a equação reduzida como inequações no programa Grafeq em cada uma delas. Basta identificar o ponto do centro da circunferência e determinar o raio diferenciado de cada uma delas, lembrando que são 27 estrelas (que representam cada um dos 26 estados do brasil mais o Distrito Federal) e deverá ser efetuado o acréscimo de 27 inequações, uma inequação para cada uma das estrelas (círculos).

Abaixo segue a imagem do resultado do trabalho.

Trabalho de aula dia 1° de Abril de 2016.

Bandeira de Curaçao.

Agora começaremos a deixar os trabalhos mais divertidos e interessantes.
Este foi o trabalho utilizando os programas GRAFEQ e GEOGEBRA.
Alguém se arrisca a dizer quem é o personagem da figura abaixo.

Trabalho de prática.

Olá galera este é o trabalho de prática realizado por mim, trata-se de uma reprodução da obra do artista Romero Britto. Fiz o meu melhor espero que gostem.


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